Mais conhecimento menos risco.
A Affinité dedica grande parte de seus esforços no sentido de disseminar o conhecimento técnico de seguros, essencial para o crescimento profissional dos gestores de riscos na indústria criativa.
Conhecendo as modalidades de risco que podem ser cobertas por soluções de seguros especializadas, os profissionais envolvidos passam a lidar com o tema estrategicamente em seus processos de planejamento. Esse novo conhecimento traz como resultado concreto e positivo a redução do nível de exposição a riscos, porém não os elimina por completo.
Em outras palavras, como sabemos todos, risco sempre existe.
A materialização do risco é o sinistro. Sinistros, infelizmente, acontecem. E é justamente no processo de “regulação do sinistro” – o conjunto de procedimentos e juntada de evidências e documentos necessários para solicitar a indenização – que o conhecimento técnico se faz recompensado. Ou, nos casos em que a indenização é negada, é o momento no qual o aprendizado ocorre a um preço muito alto.
“You get what you pay for”, máxima que preconiza a relação direta entre qualidade e preço, deveria ser o mote de todo gestor de riscos. Mesmo que não seja esse o título em seu cartão de visitas, se quando algo dá errado o responsável é você, então você é de fato o gestor de riscos.
Voltando ao “você recebe por aquilo que paga”, o gestor de riscos deve sempre escrutinar propostas de seguros generalistas “muito baratas” quando comparadas à propostas oferecendo soluções especializadas. Deve perguntar “e se isso acontecer?” e deve instruir-se para fazer mais perguntas corretas.
Você, da indústria criativa, produz filmes, realiza exposições, organiza shows, cria campanhas, desenvolve software e realiza muito mais do que estes exemplos poderiam resumir. Você tem experiência e conhece seu trabalho. Sabe onde e porque os problemas acontecem e tem vivos na memória os problemas que já enfrentou.
Ao analisar uma proposta de seguro procure por conceitos conhecidos no seu métier, são sinais importantes de que o seguro foi especialmente desenvolvido para a sua atividade. Sobre os conceitos desconhecidos, que dizem respeito às especificidades da indústria de seguros, oriente-se com quem está de fato comprometido com o seu segmento de atuação na indústria criativa.
Ao fazer isso, você estará se tornando um excelente gestor de riscos, mesmo que não tenha interesse no cargo.
Nunca se sabe o que pode acontecer.