Seguro de Erros & Omissões em tecnologia

Mesmo inocente, você irá gastar.

 

Os profissionais de TI estão em uma das áreas que mais sofrem pressão. Isso acontece por conta da importância que a Tecnologia da Informação vem assumindo dentro da estratégia das organizações. E quanto maior o seu destaque, mais expectativas, demandas e reclamações são geradas ao seu redor.

Se você for processado por negligência – mesmo que não tenha feito nada errado – você deverá indenizar o cliente que o processou ou irá responder ao processo. Em outras palavras, mesmo sendo inocente, você irá gastar.

Caso você contrate um seguro de Responsabilidade Civil Profissional de Tecnologia, sua cobertura pode aliviar o fardo financeiro de lidar com eventuais reclamações.

Além do risco em si, clientes geralmente assumem que alguém que possui seguro é financeiramente estável. Na verdade, à medida em que sua lista de clientes crescer, não se surpreenda se os clientes solicitarem a verificação do seu Certificado de Seguro de Responsabilidade antes de assinar um contrato com você.

 

Seus clientes podem apresentar vários argumentos.

 

O simples fato de ter clientes expõe você ao risco de ser processado porque consideraram que você:

. Quebrou o contrato.
. Fez recomendações ruins.
. Falhou ao fornecer o produto acordado.
. Foi descuidado no seu trabalho.
. Cometeu erros no projeto.
. Omitiu partes do trabalho contratado.

 

Quais riscos estão cobertos?

 

Quando uma reclamação é feita, o seu seguro de Responsabilidade Civil Profissional de Tecnologia, pode ajudar a pagar por:

. Honorários de advogado.
. Contas da defesa.
. Custos judiciais.
. Assentamentos ou julgamentos.

 

Exemplos práticos.

 

Você pode se perguntar por que alguém iria acusá-lo dessas coisas, mas pense em como os projetos de TI normalmente acontecem. Por exemplo, imagine o que pode acontecer se:

.As expectativas do seu cliente não são realistas. Muitos de seus clientes não entendem sobre tecnologia e isso pode significar que eles não compreendam o trabalho que você faz. Se eles têm expectativas irrealistas para o seu trabalho, eles podem ficar desapontados quando não as satisfazem.

.O projeto demora mais do que o esperado. Você sabe que corrigir bugs é parte do processo, mas os clientes ficam frustrados quando os projetos estão atrasados.

.O escopo do projeto muda. Um cliente que muda de ideia sobre o que deseja pode criar mais trabalho para você. No entanto, se você apenas alterar verbalmente o contrato original, talvez esteja preparando a base para disputas contratuais no futuro.

. Seu cliente tem bolsos profundos. Quanto maior a empresa, maior a condição em buscar no contratado a recuperação de perdas.

 

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