A importância do Seguro de Responsabilidade Civil

Produtores devem se precaver caso o pior aconteça.

 

O Seguro de Responsabilidade Civil é uma cobertura essencial para empresas de produção e produtores independentes, por garantir a sua permanência no mercado caso o pior aconteça. A empresa de produção é protegida nos casos de morte ou lesão à pessoas que não sejam seus empregados – já a morte ou lesões de empregados são seguradas sob o Seguro de Responsabilidade Civil Empregador.

Fato importante a ser lembrado é que mesmo se você não for negligente ou responsável por um incidente que origine perda, dano, morte ou lesão, você ainda pode ser forçado a constituir advogados para defendê-lo, com despesas consideráveis; tais despesas estão também cobertas por esta garantia.

 

O uso de veículos automotores exige atenção especial.

 

É importante observar que esta apólice não cobre a responsabilidade legal por perda, dano, morte ou lesões causadas pelo uso de veículos automotores, aeronaves, motocicletas, barcos, trailers. Esses riscos devem ser segurados por apólices separadas.

Em caso de veículos próprios ou de terceiros à serviço da produção, como vans e kombis, pode ser contratada a cobertura de Responsabilidade Civil de Veículos Terrestres Motorizados a Serviço da Produção. Esta cobertura é contigente para o Produtor, ou seja, para os casos de veículos de propriedade de terceiros, esta cobertura só se aplica para a proteção exclusiva dos interesses do Segurado e, em hipótese alguma, em benefício dos proprietários dos citados veículos, portanto reforçamos a recomendação do parágrafo acima.

 

É importante estabelecer limites de indenização elevados.

 

Como a maioria das apólices de Responsabilidade Civil é baseada na ocorrência da perda, e não da reclamação, podem decorrer vários anos entre o momento das perdas ou da lesão ou da morte e a decisão final da justiça. Limites de indenização que sejam adequados para decisões judiciais hoje podem não ser adequados para decisões judiciais daqui, por exemplo, a dez anos. As decisões judiciais para uma circunstância e lesão específicas podem ser normalmente de R$ 500.000,00 hoje, mas daqui a dez anos, o mesmo tribunal poderia conceder R$ 3.000.000,00. Portanto, é importante garantir que o limite da indenização seja adequado à estas eventualidades.

Além dos riscos expostos no parágrafo acima a cobertura de responsabilidade civil cobre danos causados aos prédios, cenários naturais e sets de terceiros alugados ou sob a responsabilidade do Segurado e ocupados para realização da filmagem, estritamente em conseqüência de incêndio, danos elétricos, danos por água e quebra de vidros regularmente instalados nas dependências do imóvel, e ocorridos na vigência do contrato de seguro.

 

Em especial, podem ocorrer danos às propriedades de terceiros.

 

É comum que algumas autoridades ou proprietários de locações exijam este seguro antes de permitir filmagens ou cessões de fotos em locais de sua jurisdição. O Seguro de Responsabilidade Civil cobre a responsabilidade legal (civil) da empresa de produção em casos de danos, destruição ou perdas de uso, produzidos às propriedades de terceiros.

 

> CONHEÇA AS SOLUÇÕES DE SEGUROS CUSTOMIZADOS PARA AUDIOVISUAL OFERECIDAS PELA AFFINITÉ

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.