Coleções: o que pode ser segurado?

Entenda os riscos cobertos e os objetos aceitos.

 

O seguro de Coleções é do tipo all risks, ou seja, ampara a perda ou danos materiais, por qualquer causa, exceção aos Riscos Excluídos e se destina à Pessoas Físicas e Jurídicas que possuem coleções de objetos de valor.

São objetos de seguro as Pinturas, gravuras, desenhos, livros raros, manuscritos, tapetes, tapeçarias, esculturas, raridades, antiguidades, objetos de valor histórico ou mérito artístico, trabalhos de arte, arte popular, objetos de design, móveis, coleções de selos, instrumentos musicais, fotografias, copos finos e cristais, pratarias, peles, veículos antigos ou exóticos, objetos de memórias e objetos únicos.

 

É importante conhecer os principais riscos excluídos.

 

Seguem abaixo os principais Riscos Excluídos, porém, recomendamos a leitura das Condições Gerais da apólice.

. Perda ou dano quando os objetos estiverem em processo de reparo, restauração ou retoque;

. Desgaste, deterioração gradual ou qualquer perda ou dano a bens segurados provocados por traça, insetos nocivos ou vício intrínseco (defeito próprio);

. Qualquer perda ou danos a móveis antigos, mobília antiga e similares que possam ter sido lascados, amassados, arranhados e amolgados, salvo quando tal perda ou dano ocorrer enquanto o item segurado estiver em trânsito fora da residência do segurado;

. Vício intrínseco declarado ou não pelo Segurado, defeito latente, erro de projeto, má qualidade ou mau acondicionamento dos objetos;

. Atos terroristas, cabendo à seguradora, neste caso, comprovar com documentação hábil, acompanhada de laudo circunstanciado que caracterize a natureza do atentado, independentemente de seu propósito, e desde que tenha sido devidamente reconhecido como atentatório à ordem pública pela autoridade pública competente;

. Riscos provenientes de contrabando, transporte ou comércio ilegal;

. Desgaste natural pelo uso, deterioração gradativa, fadiga, corrosão, incrustação, cavitação, ferrugem, mofo;

. Atos ilícitos dolosos praticados pelo segurado.

 

Definir o âmbito da cobertura e a catalogação das peças são cuidados essenciais.

 

O segurado poderá escolher o âmbito da cobertura contratada, podendo ser apenas no local indicado na apólice, em todo o território nacional ou internacional, incluindo os trânsitos.

Para contratar este Seguro é necessário elaborar a relação de peças com descrição e valor individual. A catalogação consiste em um registro de informações básicas com fotos para fins de seguro, com as seguintes descrições: técnica da obra, ano da obra, tipo de moldura, dimensão da obra e da moldura, autor e estado atual da obra.

O serviço de catalogação é de responsabilidade do Segurado e o custo depende da quantidade de peças e do local onde estão guardadas.

A Affinité possui parcerias com especialistas que poderão fazer a catalogação e avaliação dos objetos e pode recomendar os mais indicados conforme o tipo de objetos integrantes da coleção.

 

> CONHEÇA AS SOLUÇÕES DE SEGUROS CUSTOMIZADOS PARA ARTES OFERECIDAS PELA AFFINITÉ

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *